Image

Malhas espaciais

Tome-se como ponto de partida as malhas espaciais, que compreendem, entre vários sistemas estruturais, as  Geodésicas.
Como se pode deduzir facilmente por simples observação, as malhas espaciais são sistemas estruturais formados por um grande número de peças , de curto cumprimento em comparação com toda a estrutura, as barras são unidas através das extremidades, resultando em uma imagem tridimensional.
Esta rede tridimensional e gerada pela ação concertada de cada uma das suas peças: as barras se juntam nos chamados "nós", formando modelos organizados de forma tetraédrica, cúbico, etc, ate alcançar repetir por todo o espaço, direcionando as forças e transmitindo cargas.

Criação do Domo Geodésico

As estruturas geodésicas são derivadas da geometria poliédrica,  geradas pela subdivisão de um poliedro ou parte dela.
Os vértices deste poliedro tocam a superfície de uma esfera imaginária, que o circunscreve. (daí o termo "geodésica").
Image

Os 5 Poliedros de Platão

O último sólido de Platão é o icosaedro (20 triângulos) do qual se geram a maior parte das geodésicas.
Como você se lembrar todos estes sólidos estão inscritos em uma esfera, os vértices tocam sua superfície.
Se projetamos as bordas do poliedro para a superfície da esfera, o poliedro fica esférico , base para a construção geométrica da geodésica.
Image
Image

Geometria sagrada

A invenção da abóbada ou cúpula geodésica é devido a R. Buckminster Fuller.
O domo geodésico, é um órgão hemisférico com base em Geometria Sagrada.
Domos geodésicos são uma estrutura perfeita da natureza.
Bucky os criou sabendo que estava criando um espaço sagrado onde o campo cósmico é de puro Amor, Amor Universal pode fluir, e a baixa vibração não pode entrar.

Conhecido por alguns como o Leonardo Da Vinci do século 20, Richard Buckminster Fuller (Milton, 1895- Los Angeles, 1983) dedicou sua vida a imaginar um mundo que funcionasse para 100% da humanidade “no menor tempo possível através da cooperação espontânea , sem prejuízo ou prejuízo ecológico para ninguém ”. Pesquisador inclassificável, Fuller gerou uma vasta obra que antecipou com surpreendente lucidez os desafios do século XXI.

Da mobilidade e habitação à educação e ao uso de big data, seu pensamento antecipou várias décadas a questões como a emergência climática, os desafios habitacionais nas grandes cidades ou a necessidade de repensar a formação acadêmica. Conceitos tão atuais como visualização de dados, sustentabilidade ou biomimética têm suas raízes neste pensador nascido no século XIX.

"A rede da Consciência Crística é bipolar na natureza, combinando energia masculina e feminina, integra emoções e luz, informações e amor.
Fisicamente é uma estrutura de energia que rodeia o nosso planeta, refletindo e amplificando o aumento dos nossos níveis de consciência.
É uma matriz cristalina de luz, consistindo de um dodecaedro e um icosaedro, um dentro do outro criando de uma grande esfera poliedrica.
Pode ser visto como uma esfera geodésica formada por pentágonos e triângulos, cintilando como um diamante facetado."

Image

Geometria sagrada

Sua geometria permite uma renovação adequada do ar do ambiente, tendo uma boa eficiência energética.
São iluminados com luz natural, que cria uma atmosfera de estar perto da natureza, em um aconchegante e confortável espaço.
As cúpulas geodésicas são únicas e funcionais, para uso como um anexo a uma casa, para centros de yoga e meditação, salas para terapias alternativas, estandes para feiras, shows ...
Porque o ponto de singularidade é em seu centro, é ideal para o grupo de meditação, ajudando a unificar-lo.
Pela mesma razão, a acústica dentro da cúpula é grande e é muito útil para os músicos para praticar e executar.

Um padrão universal orgânico

A estrutura geodésica encontrado dentro do citoesqueleto é um exemplo clássico de um padrão encontrado na natureza, em muitas escalas diferentes.
Grupos de átomos de carbono esfericos, chamados de "buckminsterfulereno" ou "buckyballs", juntamente com os vírus, enzimas, organelas, células e até mesmo pequenos organismos exibem formas geodésicas.

Image
Estranhamente, poucos pesquisadores parecem ter se perguntar por que isso é assim. Ingber acredita que este padrão recorrente é uma evidência visual da existência de regras comuns de auto-montagem. Em particular, todas essas entidades são estabilizadas em três dimensões, semelhante ao fixar peças para minimizar a energia e massa através de tensão contínua e compressão local, ou através da tensegridade.

A montagem do vírus, a menor forma de vida na Terra, envolve interações entre muitas proteínas, similares das ligações para formar uma geodésica. Durante a formação do vírus, as extensões linear de proteínas sobreposição com caudas semelhantes que se estende desde as proteínas vizinhos para formar um quadro triangular geodésica até a escala nanométrica. Cada sindicato, neste contexto, é auto-estabilizado como resultado de um equilíbrio entre a atração das forças atrativas intermoleculares (pontes de hidrogênio) ea capacidade das filas individuais de proteínas para resistir à compressão.
Image
O mesmo padrão básico aparece em buckyballs, exceto que os blocos de construção são átomos em vez de proteínas. Em buckyballs, sessenta átomos de carbono formarn uma esfera geodésica protegidos por vinte hexágonos intercaladas com doze pentágonos, que é o padrão de uma bola de futebol. De fato, as noventa ligações carbono-carbono em um fulereno são os amortecedores em uma esfera de tensegridade  (agora sabemos por que as bolas ainda estão rodada após muitos chutes).
Recorde-se que o "fulerenos" (60 átomos de carbono agrupados) foram descobertas por Robert Curl, que nomeou em  a R. B. Fuller por sua precisão com a cúpula geodésica, que Le valeu o Prêmio Nobel de Química em 1992